PU3YSD

Sou radioamador desde 2021. Embora não faça muito tempo, sou entusiasta do rádio em suas diversas formas há mais de 40 anos. Comecei como ouvinte de ondas curtas. Naquela época, no Brasil, os radioescutas podiam ter prefixos, e eu tinha o ZZ3-0120, que hoje é substituído pelo PY3-393-SWL, reconhecido internacionalmente como indicativo de radioescuta. Gostava tanto de rádio que me profissionalizei como radialista e trabalhei em emissoras de broadcasting de AM e FM na minha cidade.

Anos depois de me tornar radialista profissional, fiz faculdade de jornalismo e me tornei repórter de emissoras de rádio. Ajudei a montar uma emissora de FM e fui locutor nessa rádio por algum tempo. Muito antes disso, entre os anos 70 e 90, fui operador da Faixa do Cidadão (CB) e consegui fazer DX valiosos com outros lugares ao redor do globo. Sempre desejei ser radioamador, mas nunca consegui passar nas provas de admissão do meu país.

No entanto, durante a pandemia de COVID-19, decidi parar tudo para estudar com mais calma. Fiz a prova e passei na classe inicial, que no Brasil é chamada de “classe C”. Hoje, sinto-me pronto para operar em ilhas, praias, faróis e montanhas, além de me dedicar ao CW, modos digitais e satélites.